Piaget: construtivismo na escola.

 


Muitas são as implicações pedagógicas que podem ser extraídas do construtivismo Piagetiano. 

Piaget considera que o trabalho em equipe é muito importante para a promoção da aprendizagem. Quando os estudantes trabalham em grupo precisam trocar ideias, negociar pontos de vista e isso faz com que cada estudante perceba que existe varias formas diferentes de ver uma mesma situação, mesmo que nem um estudante tenha a resposta correta para um determinado problema. O simples fato  de entrar em contato com explicações diferentes das suas, favorece a capacidade de explorar o mesmo problema por ângulos diferentes.

Segundo Piaget é importante que toda atividade tenha como ponto de partida, algo que já é conhecido pelo estudante, ou seja, algo que possa ser compreendido sem grandes dificuldades. Mas a atividade também deve ter algo desafiador, que o aluno desconheça e que precise investigar para poder resolver tal atividade. Se a atividade só envolve coisas conhecidas não haverá nenhuma aprendizagem nova, por outro lado se a atividade só envolve coisas desconhecidas, o estudante não terá nenhum ponto de partida que lhe seja familiar e provavelmente achará tudo muito difícil, é preciso mesclar as duas coisas para manter um equilíbrio e um bom resultado.

Em uma pedagogia construtivista a aprendizagem sempre envolve algum elemento de descoberta. Não se deve explicar tudo ao estudante, mas deixar que ele descubra certas coisas através do próprio esforço. Isso significa que o aluno acabará cometendo alguns erros durante seu processo de aprendizagem afinal ele não irá receber tudo pronto das mãos do professor. Mas errar não é um problema, isso faz parte da busca pelo conhecimento. O importante é que o professor não deixe o estudante estacionado no erro, mas o ajude a procurar outros caminhos.    

Comentários