Vygotsky: Desenvolvimento da linguagem


Ninguém é só uma ilha. Para crescer, aprender e construir conhecimentos, o ser humano precisa dos outros. Interagir, trocar, partilhar, navegar. Para que isso ocorra precisamos embarcar na linguagem, a qual é a grande ferramenta social de contato. È ela que possibilita a troca com o meio e permite que cada individuo se complete para conquistar o seu potencial. Esse é o pensamento de Lev Vygotsky. Ele Psicólogo e professor fundou a psicologia interativista sociocultural ou psicologia sócio interacionista.

Para Vygotsky é importante avaliar a criança pelo que ela está aprendendo e não pelo que já aprendeu. Sua teoria procura avaliar os processos mentais envolvidos na compreensão do mundo. O modelo de aprendizado descrito por suas ideias representou um grande salto para a Pedagogia, especialmente quando descreve a zona de desenvolvimento proximal, que para  ele  é uma das etapas de aprendizagem mais importante. 

Vygotsky descobriu que para melhorar o nível da aprendizagem, mais do que o individuo agir sobre o meio, ele precisava interagir. Para Lev todo sujeito adquire seus conhecimentos a parti de relações interpessoais, de troca com o meio, por isso é chamado de interativo, ele afirma que aquilo que parece individual na pessoa  é na verdade resultado da construção da sua relação com o outro, um outro coletivo, que vincula a cultura. As características e atitudes individuais estão profundamente impregnadas das trocas com o coletivo, é justamente ali no palco da cultura dos seus valores, da negociação de sentidos tramadas pelos grupos sociais que se constrói, e se internaliza o conhecimento.      

Comentários